HOMEM
Muitos homens sentem-se  retraídos na procura por ajuda especializada quando se trata de problemas de caráter sexual. Mas, quanto mais cedo se conscientizarem que podem precisar de apoio e aconselhamento profissional, mais qualidade de vida ganham. Muitas das disfunções de origem psicogênica são facilmente tratáveis.

As disfunções sexuais masculinas mais comuns são: 

Disfunção Erétil
A disfunção erétil ou transtorno erétil é a incapacidade persistente ou recorrente para atingir ou manter uma ereção adequada até completar a atividade sexual, provocando acentuado mal-estar ou dificuldade interpessoal. A idade é um fator que se relaciona com o aparecimento de disfunção erétil. Enquanto os indivíduos mais jovens têm mais probabilidade de desenvolver disfunção erétil de causa psicológica, os homens com mais idade desenvolvem habitualmente disfunção erétil de causa orgânica.  A disfunção erétil pode ocorrer por várias causas, dentre elas, orgânicas, psicológicas ou mistas.
 
 

As causas da disfunção erétil podem ser muito variadas:

Disfunções Ejaculatórias

.

– Ejaculação Prematura (Precoce)-
Dificuldade em controlar a ejaculação, que em alguns casos pode ocorrer antes, no momento da penetração ou logo após a penetração, limitando a satisfação sexual. É uma das disfunções sexuais mais comuns, sobretudo entre os mais jovens, no entanto, a vergonha frente a esta dificuldade, não permite que muitos homens procurem tratamento. As causas são sobretudo emocionais, relacionadas com ansiedade e estresse, mas podem estar envolvidas causas biológicas.
Pode também estar associada a consumo de álcool e/ou drogas.
 – Ejaculação Retardada –
Também chamada de incompetência ejaculatória, deve-se ao atraso ou inibição específica dos mecanismos de ejaculação. É involuntariamente uma ejaculação muito tardia. Etiologia: As causas poderão ser de ordem psicológica,
neurológica e medicamentosa.

Transtorno do Desejo Sexual Masculino Hipoativo

HOMEM4

 “Ausência ou deficiência persistente ou recorrente de fantasias e desejo de
atividade sexual, provocando desconforto associado ou dificuldades
de relação interpessoal”.

 Algumas causas psicoemocionais:
Pode estar associada a outras disfunções sexuais no homem ou na parceria;
Distanciamento emocional e conflitos no casal também foram associados a esta disfunção,
embora seja difícil perceber se é a causa ou a consequência dela;
Doenças psiquiátricas (depressão e ansiedade);
Acontecimentos de vida, luto e outras perdas.

Impulso Sexual Excessivo

O Impulso Sexual Excessivo/ compulsão Sexual é caracterizada por fantasias  e comportamentos sexuais que aumentam de intensidade e frequência ao longo do tempo causando consequências adversas na vida, incluindo as aspirações pessoais, relações interpessoais, e atividades profissionais. Indícios de estar com esse problema: distanciamento familiar ou dos entes queridos, prejuízo no desempenho profissional ou nos estudos, alto consumo de pornografia ou de uso da internet para sexo virtual e/ou real, prejuízo financeiro, doenças sexualmente transmissíveis, elevada troca de
 parcerias sexuais.